Música da semana

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Poupar na energia eléctrica



Na sequência deste post sobre poupar na água, venho dar umas dicas para poupar no consumo energético.
Não será fácil, mas com algum tempo e alterações nos hábitos no seu dia-a-dia, conseguirá uma poupança significativa.
  • Parece óbvio, mas nem todas as pessoas fazem isto. Quando sair de uma divisão apague a luz, mesmo que seja por pouco tempo. Não fará falta aquela lâmpada estar acesa, quando ninguém se encontra na divisão e o mesmo se aplica para a televisão.
  • Desligue todos os equipamentos que estejam em stand-by, mesmo durante o dia, caso não esteja a usufruir deles. Se tiver uma extensão com botão para desligar, óptimo, caso não tenha, poderá desligar no próprio botão do equipamento ou desligá-lo da tomada.
  • Na sequência do ponto anterior, quero salientar que se tiver uma extensão com botão, só será útil se tiver vários equipamentos ligados nela, caso só tenha um estará a gastar mais, uma vez que o botão também consome energia para estar ligado.
  • Telefones sem fios... muito úteis quando precisamos de nos deslocar entre divisões, mas... consomem energia. Energia para carregar a bateria, energia para manter as luzinhas acesas... prefira os telefones "à antiga" somente ligados à linha telefónica. Esses não precisam de energia eléctrica para se manterem a funcionar. 
  • Aproveite o dia para efectuar tarefas que, caso fossem efectuadas de noite, iriam consumir muita energia.
  • Evite abrir várias vezes a porta do frigorífico, pense no que precisa e tire tudo de uma vez e quando for guardar algo lá, faça o mesmo.
  • Carregadores de telemóvel, máquinas digitais, etc., consomem energia mesmo quando não estão a carregar, por isso tire-os da tomada assim que já não precisar deles. O mesmo se aplica para impressoras ou outros equipamentos que tenham um transformador. 
Por hoje fico-me por aqui, espero que possa ajudar alguém e numa próxima vez realizarei um outro post com novas dicas.


Nota: foto retirada da internet.

1 comentário:

Vânia Duarte disse...

eu sou uma verdadeira paranóica com a luz, desligo sempre as luzes quando saio de qualquer lado e se alguém se esquece pareço um radar a dar sinal de vida:-) A luz está cada vez mais cara .
beijinhos****