Música da semana

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Poupar na água.



Muito provavelmente o que irei escrever aqui não será novidade para a grande maioria das pessoas, mas no entanto acho que vale sempre a pena relembrar certas coisas que se podem fazer, para evitar uma conta da água que nos ponha de "olhos em bico". 
Muitas das vezes esquecemo-nos que valores altos na factura = a muito consumo de água. Então teremos que inverter este processo, além de estarmos a poupar a nossa carteira, também estaremos a poupar o ambiente. A água é um recurso natural esgotável, todos temos que ter essa consciência e passá-la aos mais novos, para que esta haja para todos e durante muito tempo. 
É muito fácil abrir a torneira e sair de lá água..., mas e quando isso deixar de acontecer?
Deixo aqui dicas e algumas delas até já as implemento. Vamos lá então:
  • Colocar uma garrafa no interior do autoclismo para evitar uma descarga de água muito grande, ou então comprar um dispositivo já preparado para esse fim, muitos vêm incorporados com dois botões, um para descargas maiores e outro para menores;
  • Enquanto espera que a água do banho aqueça coloque um balde ou um garrafão por baixo da torneira de forma a recolher essa água, que de outra maneira iria ser desperdiçada e assim poderá lhe dar outra utilidade. Como por exemplo, lavar o chão, regar plantas ou até mesmo o carro. (Só para ter uma ideia, dependendo das torneiras, poderá poupar até 5Lts por pessoa e por banho. 4 pessoas x 5= 20Lts por dia);
  • Para algumas pessoas esta dica não será muito útil, mas poderá recolher a água da chuva para recipientes e guardar em garrafões, ou ter um sistema de recolha de água similar a uma cisterna para dar a utilidade que pretender, como no ponto anterior;
  • Gosta de tomar banho com a banheira cheia e ficar lá dentro a relaxar como se de um Spa se tratasse? Então está na hora de mudar isso. Poderá até tomar um banho de imersão por semana, para matar saudades, mas de resto prefira duches e de preferência, enquanto se ensaboa ou passa o champô, feche a torneira. Não faz sentido estar a desperdiçar água e gás (ou electricidade no caso dos cilindros) se não está de facto a precisar dela;
  • Colocar redutores de caudal nas torneiras e no chuveiro é uma boa opção e não são muito caros. Poderá poupar até 50% de água e energia. O princípio de funcionamento é muito simples, inserção de oxigénio na água fazendo com que esta aumente de volume. Aconselho a que faça previamente uma pesquisa de mercado para se certificar de que faz a melhor compra na relação qualidade/preço.
  • Esta é imperdoável se alguém ainda não a usar. Fechar a torneira quando escova os dentes. Se ainda é uma destas pessoas, diga-me: faz sentido ter água a escoar pelo ralo só porque sim? A mim custa-me este género de situações e a si acredito que também, mas na carteira. Utilize um copo para bochechar ou então use a sua mão para sorver a água (sim, dica um bocado antiga, mas ainda assim melhor que deixar a torneira aberta ;) )
  • Para além destas dicas, se tiver uma torneira que pinga, concerte-a logo, não deixe arrastar, pinga a pinga..., vá verificando o contador da água, pois caso não tenha consumos anormais, mas ainda assim mais elevados do que estaria à espera poderá indicar alguma fuga da qual não se aperceba, usar a máquina de lavar louça ao invés de lavar à mão, mas de preferência perto da carga máxima e o mesmo se aplica para a máquina de lavar roupa.
Acredito que ao alterar alguns dos seus hábitos conseguirá ter alterações na sua factura, não será algo imediato, pois as mudanças levam tempo, são graduais e é necessário alguma disciplina. Mas a longo prazo irá compensar a mudança no estilo de vida e irá sentir-se melhor por estar a poupar na carteira e no ambiente. 



Nota: Imagem retirada da internet.

Sem comentários: